top of page

Crescimento sustentável e responsável

20140625_BIGNARDI_11122.jpg

Focada em construir um presente e futuro mais sustentável, a Bignardi Papéis pauta o seu crescimento econômico em práticas cada vez menos prejudiciais ao meio ambiente e que beneficiam toda a sociedade. Por aqui, responsabilidade ambiental e social caminham lado a lado e, desde sempre, fazem parte de nossas ações.

Conheça o processo de produção da nossa linha Recycle, feita com
matéria-prima
100% reciclada

Pilares de sustentabilidade

Referência na fabricação de papéis reciclados em todo o país, hoje a empresa conta com quatro pilares de sustentabilidade centrais. Foi por meio deles que, nos últimos anos, conseguimos reduzir drasticamente o nosso impacto ambiental e ampliar ainda mais o crescimento da Bignardi Papéis nos setores em que atua.

iStock-1187567519.jpg

A reciclagem de papel está fortemente ligada à cultura da empresa, uma vez que sabemos da importância do reuso de matérias-primas e de como essa prática ajuda a reduzir impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, hoje, as atividades da Bignardi Papéis contribuem para que milhares de toneladas do produto deixem de ir para os aterros sanitários do país e sejam reciclados internamente.

Nosso processo conta com tecnologias modernas e é predominantemente composto por aparas pós e pré-consumo, sendo o primeiro a obter a certificação da norma ABNT NBR 15755 para papel reciclado no Brasil.

Reciclagem

Para se ter uma ideia, a cada tonelada produzida de papel reciclado…

30mil-01-02.png
30mil-01-01.png

Além da reciclagem de papel, durante nosso processo produtivo, também tratamos e reutilizamos cerca de 85% dos efluentes gerados. Os 15% restantes são tratados e enviados para a Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), que depois de processados são devolvidos ao rio Jundiaí sem qualquer carga poluidora.

Todo esse respeito e compromisso com o meio ambiente já rendeu à Bignardi Papéis, em 2012, o título de finalista do Pulp & Paper International Awards – a maior premiação do setor de papel e celulose do mundo – na categoria de eficiência no uso da água.

Reuso de água

30mil-01-04.png
iStock-497975685_edited.jpg
iStock-1128734541.jpg

Cuidar do meio ambiente requer investimentos e, também, uma logística mais inteligente. Por isso, em nossa fábrica de Jundiaí, contamos com uma caldeira de biomassa para gerar energia limpa e produzir papéis sem a utilização de combustíveis fósseis.

 

Agora, a matéria-prima utilizada é o eucalipto (cavacos e cascas), um combustível renovável que vem de material de descarte de outras indústrias. Toda essa iniciativa contribuiu de forma significativa para a diminuição das emissões de carbono em nossos processos, que foram reduzidas em até 67% quando comparadas aos níveis do antigo modelo de fabricação dos nossos produtos.

Energia renovável

30mil-01-05.png

Fazer o bem, sempre de forma responsável e sustentável, é o que nos move. Todos os anos, a Bignardi Papéis mantém viva a cultura de apoiar projetos socioambientais que ajudam a construir um futuro melhor para as atuais e futuras gerações.

 

Valorizar boas ações, que contribuam para melhorar as questões sociais, ambientais e econômicas da nossa sociedade, é uma das prioridades da empresa. 

Compromisso social

30mil-01-03.png
iStock-1372698533 (1).jpg
Certificações

Certificações

Muito além de moldar processos internos e expandir compromissos sociais, a Bignardi Papéis também está alinhada às certificações necessárias para gerir seus negócios e atenta às leis ambientais vigentes.

 

Sempre preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade, contamos com documentos ambientais que garantem que as fontes de matérias-primas utilizadas em nossos produtos são provenientes de empresas certificadas nos pilares da qualidade, no respeito ao meio ambiente e em aspectos sociais.

POLÍTICA DE
QUALIDADE E
MEIO AMBIENTE

O Grupo Bignardi, na fabricação de papéis, cadernos, agendas ou similares e na prestação de serviços, está direcionado a aumentar a satisfação dos clientes e conservar o meio ambiente, bem como preservar a saúde e segurança das partes interessadas, promovendo: a) melhoria contínua dos processos organizacionais; b) atendimento aos requisitos do produto, dos clientes, estatutários e regulamentares; c) valorização das parcerias comerciais; d) gestão eficaz dos recursos.

Certificação - ISO 9001.png

ISO 9001: Norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) das organizações. Eles conferem mais credibilidade em relação à capacidade da empresa de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, e estão em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis.

Certificação - ABNT.png

A Bignardi Papéis conta com a certificação para papel reciclado ABNT NBR 15.755:2009 desde setembro de 2011. Foi a primeira fabricante de papel reciclado para impressão e escrita no Brasil a passar por processo de auditoria de certificação junto à ABNT e obter a autorização para uso do selo de papel reciclado em sua linha de produtos. Por conta dessa certificação, são realizadas auditorias trimestrais por técnicos da ABNT, onde são verificadas todas as etapas do processo de produção do papel reciclado e a composição de aparas de papel estipuladas pelo padrão normativo NBR 15.755:2009. Com essa certificação, aliada à certificação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, a empresa garante a seus clientes o fornecimento de papel reciclado com excelente qualidade e atendendo às especificações de fabricação do papel reciclado no Brasil.

Certificação - Fundação ABRINQ.png

Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq): a organização foi fundada em 1990 para defender os direitos de cidadania da criança e do adolescente. Hoje, é mantida por empresas nacionais e internacionais que lutam por seus interesses. A cada ano, o Grupo Bignardi reassume os dez compromissos pregados pela instituição com a infância e a adolescência.

20190325205907selo-fsc.png

FSC®: O Grupo Bignardi, detentor das marcas Jandaia e Bignardi Papéis, conta desde o ano de 2009 com o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (traduzido como Conselho de Manejo Florestal) – em grande parte de seus produtos, entre cadernos, agendas, utilidades e papéis que levam a marca Jandaia. Conhecido no mundo todo, o FSC® é uma organização não governamental presente em mais de 50 países ao redor do mundo. Ao adquirir o selo, a empresa garante que as matérias-primas de origem florestal que compõem seus produtos provêm de florestas onde a gestão é considerada responsável pelo FSC®.

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DO GRUPO BIGNARDI COM OS REQUISITOS ESSENCIAIS DE TRABALHO DO FSC®

 

Na aplicação dos Requisitos Essenciais do Trabalho do FSC®, a Bignardi Indústria e Comércio de Papéis e Artefatos Ltda, declara que leva em consideração os direitos e obrigações estabelecidos pela legislação nacional enquanto cumpre os objetivos dos requisitos abaixo:

 

  • Não utilizar Trabalho Infantil.

  • Não empregar menores de 18 (dezoito) anos para trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e menor de 16 (dezesseis) anos, para qualquer trabalho, salvo na condição de Menor Aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos não interferindo na escolaridade, nem prejudicial à saúde ou ao desenvolvimento. O horário normal de expediente não interferirá no horário escolar, garantindo acesso à educação.

  • Não permitir a prática de trabalho análogo ao escravo ou qualquer outra forma de trabalho ilegal, bem como implementar esforços junto aos seus fornecedores de produtos e serviços, a fim de que esses também se comprometam no mesmo sentido.

  • As relações de trabalho são voluntárias e baseadas no consentimento mútuo, sem ameaça de penalidade

  • Não haver evidências de práticas indicativas de trabalho forçado ou obrigatório, incluindo entre outras, as seguintes (violência física e sexual, trabalho forçado, retenção de salários/incluindo pagamento de taxas de emprego e/ou pagamento de depósito para iniciar o emprego, restrição de mobilidade/movimento, retenção de passaporte e documentos de identidade, ameaças de denúncia às autoridades)

  • Não permitir a prática de assédio moral e/ou sexual, tanto para empregados de quaisquer níveis hierárquicos, quanto entre esses e o públicos externos com quais a empresa se relaciona: clientes, fornecedores, prestadores de serviço, órgãos públicos e imprensa.

  • Não permitir a prática ou manutenção de discriminação limitativa ao acesso na relação de emprego ou na negativa com relação ao sexo, origem, raça, cor, condição física, religião, orientação sexual, estado civil, idade ou estado gravídico, bem como implementar esforços nesse sentido junto aos seus fornecedores de produtos e serviços.

  • Não permitir que o empregado seja colocado em desvantagem, perseguindo injustamente, nem excluído por causa de sua raça, cor, nacionalidade, descendência, religião, sexo, idade, orientação sexual, características físicas ou aparência.

  • Respeitar os direitos dos trabalhadores de se envolverem em atividades legais relacionados à formação, associação ou assistência à organização de trabalhadores ou a abster-se de fazer o mesmo, e não discriminar ou punir os trabalhadores pelo exercício destes direitos.

  • Respeitar a livre associação e direitos efetivos à negociação coletiva e os diferentes pontos de vista, valorizando a conversa franca e aberta com os sindicatos, associações de classe e empregados.

  • Negociar com organizações de trabalhadores legalmente estabelecidos e/ou representadas devidamente selecionados de boa fé e com os melhores esforços para alcançar um acordo de negociação coletiva.

 

Vigência: maio/2022

Revisão 00

COMPROMISSO DO GRUPO BIGNARDI COM AS PRÁTICAS DE CERTIFICAÇÃO

DE CADEIA DE CUSTÓDIA

A organização Bignardi Ind. e Com. de Papéis e Artefatos Ltda., representada pelas unidades de: Jundiaí, Caieiras e São Paulo, assumem publicamente seu compromisso em implementar ações em consonância com a norma PEFC ST 2022:2020, com práticas voltadas para a preservação ambiental

e no atendimento das regulamentações de saúde e segurança ocupacional.

 

Em todas as práticas, existe a preocupação em atender:

  • os requisitos da Cadeia de Custódia;

  • a reciclagem de resíduos e das aparas provenientes do processo industrial;

  • a compra de matéria-prima proveniente de florestas bem manejadas, a fim de evitar compra de fontes controversas;

  • a compra de material recuperado (aparas) pré-consumo e pós-consumo provenientes de processos rastreáveis;

  • os requisitos sociais, de saúde e segurança ocupacional, que são direitos e obrigações estabelecidos pela legislação nacional, onde:

    • os trabalhadores não são impedidos de se associarem livremente, escolherem seus representantes e negociarem coletivamente com seu empregador;

    • não é utilizado trabalho forçado;

    • não são utilizados trabalhadores abaixo da idade mínima legal, 15 anos, ou da idade de atendimento a escolaridade obrigatória, o que for maior;

    • não são negadas aos trabalhadores oportunidades iguais de emprego e tratamento;

    • as condições de trabalho não comprometem a saúde ou a segurança dos trabalhadores.

  • Conscientização dos colaboradores da importância de seu papel para manutenção da certificação.

 

Vigência: novembro/2023

Revisão 06

bottom of page